Capa do livro

Ecofetal com “Golf Ball “, e agora?

O “Golf Ball” nada mais é do que um foco hiperecogênico (branco) por depósito de cálcio, encontrado geralmente no ventrículo esquerdo, sendo na maioria das vezes único.

Esse foco hiperecogênico não é considerado uma doença, não causa alterações no funcionamento do coração e não é considerado um marcador para síndromes genéticas quando achado ISOLADO em gestantes de baixo risco, com resultado de ultrassom morfológico NORMAL.

Quando é que “Golf Ball ” deve preocupar? Quando são múltiplos, do lado direito, associado a alterações do morfológico, exemplo: translucência nucal aterada,osso nasal ausente,pois pode ser também um marcador para a presença de síndromes genéticas.

Ele costuma desaparecer durante a gestação ou após o nascimento, não sendo necessário, quando achado isolado, a realização de ecocardiograma pediátrico.

Autor: Dra. Karla Pedrosa CRM:13384 RQE: 6581





Veja também


Capa do livro

Existe contra-indicação para realizar o Ecocardiograma Pediátrico?

Não expõe o paciente a radiação ionizante e não sofre interferência com uso de medicações ou com a idade. No entanto apresenta algumas limitações quanto á aquisição adequada das imagens: ❣Mal formações torácicas; ❣Agitação da criança; ❣Choro intenso.

Quero saber mais
Capa do livro

Existe preparo para realizar o Ecocardiograma Pediátrico?

Não existe necessidade de preparo habitualmente. Em crianças menores grandes quantidades de leite ou alimentos no estômago podem causar desconforto ao deitar (o exame é realizado com o paciente deitado).Por isso, deve ser evitado alimentar o paciente na sala de […]

Quero saber mais

#PetitCor Instagram